Para quem quer saber um pouco sobre o curso que eu faço ai tem algumas informações.
Entre os locais de trabalho em que pode atuar um tecnólogo estão clínicas de radiodiagnóstico, hospitais, laboratórios, indústrias e fabricantes e distribuidores de equipamentos hospitalares. “É fundamental que o estudante que optar pelo curso tenha gosto pelo pensamento científico e pelo desenvolvimento tecnológico em prol da saúde, além de habilidade com as matérias de exatas, como matemática, física e química”, diz Aléssio Trindade de Barros, coordenador de supervisão da Rede Federal de Educação Profissional, do Ministério da Educação (MEC). O curso superior de tecnologia em radiologia tem duração média de três anos, com obrigatoriedade de estágio. Na infra-estrutura do curso é obrigatória a existência de uma biblioteca incluindo acervo específico e atualizado, laboratório de anatomia, laboratório de informática com programas específicos e laboratório de processamento e análise de imagens.
Entre as disciplinas oferecidas na formação do tecnólogo estão química, física aplicada, matemática, anatomia, proteção radiológica e conteúdos específicos relacionados às tecnologias, como ultra-sonografia, medicina nuclear e radiologia, entre outros.
Áreas de atuação
Ao final de sua formação, de acordo com Caroline de Medeiros, coordenadora do curso de tecnologia em radiologia da Cefet-SC, o tecnólogo terá conhecimentos técnicos e científicos para atuar no gerenciamento, pesquisa e apoio a exames. Entre as funções que pode realizar estão:
- prestar assistência às necessidades dos pacientes submetidos a exames de diagnósticos por imagens;
- realizar exames de tomografia computadorizada, radiologia convencional e odontológica, ressonância magnética, densitometria óssea e mamografia;
- processar filmes radiográficos em tomografia computadorizada, radiologia convencional, odontológica e mamografia;
- executar procedimentos específicos no âmbito da medicina nuclear;
- realizar procedimentos de aplicação das radiações na radioterapia;
- gerenciar o processo de trabalho em todas as especialidades da radiologia e diagnóstico por imagem;
- auxiliar nas atividades de supervisão e radioproteção;
- desenvolver e executar o gerenciamento de resíduos hospitalares;
- desenvolver pesquisa científica e tecnológica no âmbito da radiologia.
Qual é a REMUNERAÇÃO do PROFISSIONAL das Técnicas Radiológicas?
Os serviços profissionais do Tecnólogo ou Técnico em Radiologia devem ser remunerados em níveis compatíveis com a dignidade da profissão e sua importância reconhecida no quadro da medicina. O salário mínimo dos profissionais que executam as técnicas radiológicas será equivalente a 2 (dois) salários mínimos profissionais da região, incidindo sobre esses vencimentos 40% (quarenta por cento) de risco de vida e insalubridade. Esclarecendo ainda que a jornada de trabalho será por Lei de 24 (vinte e quatro) horas semanais. Muitas vezes existem acordos coletivos de trabalho envolvendo os Sindicatos da Categoria e os Empregadores, os quais poderão apresentar melhores propostas e ou outras garantias de trabalho.
Site com mais informações: https://www.crtr14.com.br/duvidas.htm